sábado, 30 de maio de 2009

A 3 de 15 Semanas em Angola

Esta semana voltamos ao mesmo, trabalho, casa, trabalho, visto que não aconteceu nada de significante vou mostrar o local onde trabalho e moro. Uma palavra de apoio a Cecília, força que já superaste esta fase, a operação já passou agora é recuperar e ficar bala, como dizem os angolanos.
A Gauff ENGENHARIA tem os seus escritórios situados no laboratório de Engenharia de Luanda, (LEA), que se localizam no Bairro do Prenda que fica perto do Aeroporto de Luanda.


Quarto onde durmo,
Casa onde estou a morar,
O cão, nome MAX, raça rafeiro angolano,

Jardim,

Caminho para o escritório,


Escritórios da Gauff, ficam no primeiro andar,

O carro com que eu ando,

Mesa do café dos tugas,

vista do Bairro Prenda,

Vista para a Chechénia,Posso dizer que vivemos num condomínio fechado e que para chegar ao trabalho já contando com o trânsito matinal demoro cerca de 5 minutos.
Dias difíceis nos trópicos,





Estamos juntos, OK.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Angola, III Parte

Transito, vou tentar com palavras descrever o trânsito na cidade de Luanda.
Posso definir o trânsito na cidade de Luanda, como caótico, ou confuso, talvez desordenado, ou anárquico, e talvez pudéssemos mesmo considerar um bocadinho desorganizado. Sejamos honestos quem chega pela primeira vez vindo de Portugal e vê a maneira de conduzir na cidade chega a triste conclusão que se tiver de conduzir não consegue sair da primeira rotunda ou cruzamento que encontrar e fica com saudades do trânsito da 2ª circular e da IC19. Mas tem vantagens, por exemplo:
Semáforos são poucos os que funcionam e mesmo quando o sinal esta verde devemos avançar com cuidado porque pode aparecer uma mota, sim para estes é que não há sinalização cada um faz as suas regras e quando não da para andar na estrada vão para o passeio. Cuidado porque a qualquer altura no passeio pode aparecer uma mota, pensavam que os passeios eram só para as pessoas, visionários.
Sinais de trânsito existem e há quem os cumpra, mas poucos, desde que a policia não esteja presente está a vontade, mas se fores Pula, respeita os sinais porque para a polícia arranjar “gasosa” até inventam sinais.
Regra da direita, não há, existe a regra de quem chega primeiro e tens de ser rápido a pensar e desde que o carro passe e não bate, segue e não penses por onde passaste. Nota, bater espelho com espelho não há crise faz parte das normas de condução Angolana.
Mas nem tudo são rosas, desde Abril deste ano as multas de trânsito aumentaram muito e as regras são parecidas com as Portuguesas mas sinceramente não vejo mudança nenhuma. A conclusão que chego é que quando estes gajos meterem um piloto no campeonato mundial de ralis ganham na boa e sem stress.
Uma fotos do transito da cidade, Um cruzamento com dois sentidos para cada lado




O meu condutor entro e conseguiu virar para a esquerda, noutro dia mesmo cruzamento,




Avenida Ndunduma, costuma ter dois sentidos para cada lado e manteve os 2 sentidos só que estavam alternado,




Passados 6 meses já conduzo sem problemas na cidade, desde que seja ao fim de semana e feriados, durante a semana não vale a pena.








Nem tudo é mau sempre temos o clima e um carro com A.C.
Estamos Juntos, OK.

sábado, 23 de maio de 2009

A 2 de 15 Semanas em Angola,

Esta semana foi engraçada sem graça nenhuma. Para além do trabalho, inveja do pessoal que partiu de ferias para a tuga. Deixa ver o que andei a fazer, ummmmmmmmmmm, pois é difícil com o calor nem se consegue pensar. Por acaso tenho um trabalho em mãos engraçado e aceito ideias, como coloco água nestes casas,

Aspecto geral,


Ligações para as casas,

Contadores


Quando há,

Deitar tudo a baixo esta fora de questão porque essa era a primeira bola a sair do saco, aceita se sugestões. Vai começar mais um fim-de-semana e este vai doer, segunda é feriado, mais um, 3 dias para ocupar, comer, dormir, praia e ver o Benfica, ou seja como costumo dizer, vêem aí os dias difíceis dos trópicos.


Estamos juntos, OK.

O meu primeiro peixe

Ainda não contei, mas o fim de semana passado foi a pesca e apanhei o meu primeiro peixe na primeira vez que tentei pescar e o mais incrível é que nem tinha conseguido lançar a linha foi um colega que lanço e eu depois enrolei a linha e zuca apareceu um peixe, é capaz de ter sido sorte de precipitante.

O Local onde foi a pescaria



O meu primeiro peixe,


Para apanhar este já foi necessário usar 500 Kuanzas como isco, (5 euros).

Estamos Juntos, OK.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Angola, II Parte

Cidade de Luanda, 5 milhões ou 7 milhões de habitantes, não se sabe ao certo, a viver onde as infra-estruturas basicas remontam ao tempo do colonialismo. Para ajudar a festa atravessaram um período de 30 anos de guerra civil e durante essa época não foi feito qualquer tipo de manutenção. Vendo bem as coisas pode se dizer que nada funciona. Na semana passada em 7 dias faltou a electricidade em 6, não faltou no Domingo em que o Glorioso espetou 3 no Braga, e a água não falta porque existe um tanque de reserva.
As fotos seguintes exemplificam o que atrás disse, mas a sorte é que não dá para anexar o cheiro, mas uma hipótese consiste em começarem a soltar gazes, ou como dizem os gatos, flatulência e ficam com uma percepção mais real.

Bairro de casquel, acho que é assim que se escreve


Bairro de Operário


Bairro de S. Paulo

Mas nem tudo é mau nesta cidade, tem outras coisas que fazem esquecer o resto, o clima, quer dizer, só existe uma coisa boa que é o clima. Os próximos artigos serão sobre o trânsito, a venda de rua, os táxis, os guetos, a policia, a comida, Baia de Luanda, a Ilha.


Estamos juntos, OK.






















segunda-feira, 18 de maio de 2009

A 1 de 15 Semanas em Angola

A semana até correu bem, estou vivo e com saúde.
Deixa ver o que fiz de importante, o dia começa, as 6,30 da manha, tomo banho vou tomar o pequeno almoço a ver as noticias de Portugal, como sempre a crise, 470 mil desempregados, as mentiras do Sócrates e agora chegaram a conclusão que Portugal vai ter um crescimento negativo de 3,4 %. Só uma pergunta, o que é um crescimento negativo?
Teixeira dos Santos, o nosso ministro das finanças, avisa que a crise ainda não acabou, porra é o que digo a crise já dura desde o ano de 1143.
Voltando a Africa que aqui a crise ainda não chegou, entre as 7,30 e 8h chego ao escritório e começo a trabalhar. O expediente acaba pelas 18,30 e vou arranjar o jantar e depois dormir. Um dia destes apresento a minha ementa que por sinal é muito diversificada.
Estes são os dias difíceis nos trópicos.
Esta semana tive mais uma aventura no mosseque do Prenda. Infelizmente a mãe de um colega, (Pedro), faleceu e eu foi ao óbito como podem compreender não tirei fotos. Para os angolanos o óbito tem um significado diferente do nosso. Como posso explicar, depois do cemitério fomos a casa do Pedro e quando chegamos à rua parecia que estava nos Santos Populares em Lisboa, musica, mesas na rua para as pessoas comerem e eu mais um colega, (Guilherme), eramos os únicos brancos na zona. Mas correu tudo bem e nunca me senti ameaçado e foi muito bem recebido pela família do Pedro.

Na sexta para terminar em beleza roubaram a máquina fotográfica, por isso esta semana não há fotos.
Vai começar mais uma semana e nesta deixo uma mensagem muito importante para a Cecília, “ Na adversidade encontra se a salvação na esperança e na fé”, vai correr tudo bem, um beijo grande.



Estamos juntos, OK

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Angola, I Parte

Vou tentar descrever o pouco que já conheci de Angola.


Angola é um pais enorme com 18 milhões de habitantes dos quais 7 milhões encontram se em Luanda, mais ou menos de acordo com a ultima contagem.
A meu ver podemos dividir Angola em duas partes, uma a cidade de Luanda e a outra o resto do país, é mais ou menos como Portugal, Lisboa e o resto do país e sem ser bairrista, o Benfica e as restantes equipas.
Mas deixando de ser saudosista, apresenta se de seguida fotografias do litoral do pais zona sul, Lobito, as imagens falam por si.



Miradouro da Lua,


Aldeia,





















Estamos Juntos, ok.































quarta-feira, 13 de maio de 2009

Reinicio do blog

A pedido de um grande número de individualidades, de reconhecimento internacional, e até nacional, mais precisamente a Verónica e o Vítor, venho por este meio comunicar o reinício do meu blogue, pelo menos vou tentar escrever com mais frequência.




Esta é uma das imagem que tenho quando me perguntam para definir a cidade, é real, e ainda não conseguem cumprir este aviso, sinal, esta pequenina informação que permite melhorar o aspecto e cheiro da cidade.
Mas também como não existe saneamento tudo é diluído nos canais que atravessam a cidade, como eles dizem, “não vale a pena”.