No Final do ano passado fiz uma viagem ao sul de Angola em trabalho, consistia em visitar locais para construção de Mini-hidricas.
A viagem realizou – se na zona da cidade do Huambo e na cidade de Menongue. A Cidade de Huambo é uma cidade organizada, limpa, sem lixo na rua, transito normal, ou seja muito agradavél, compreende-se porque no tempo dos Tugas se chamava nova Lisboa.
Hotel onde fiquei, agradavél, foi contruido pelos chineses, os comandos da TV são em chines o que ajuda muito e nas casas de banho, das um peido e o vizinho do lado houve.
Infelizmente ainda se encontram edificios bem marcados pela guerra e podemos ter uma ideia dos tempos dificeis que este povo passou.
Bomba da gasolina, espectaculo, aferida por alguma entidade credenciada.
Sistema de abastecimento de água à população.
Jogo de pedras que os putos estavam a jogar que entretanto esqueci do nome.
Barragem construida por Tuga, estes gajos sabem mesmo fazer obras.
A proxima paragem cidade de Menongue. Diga se de passagem que a estrada se faz bem sempre em asfalto menos nos locais onde existiam pontes ai tens de seguir por picada porque estão a construir novas passagens.
Cidade de Menongue é contituida por edificios pequenos, ruas sem asfalto e atravessada por um rio, onde o população toma banho e lava a roupa.
Palacio do Governador,
Foram feitas visitas a dois locais a sul de Menongue.
Carro de desminagens, encontram-se muitos pelo caminho.
Niguem sabia onde ficavam as quedas de água, perdidos no meio do mato.
Primeiro lugar visitado, Quedas de Kaquima / Provincia - Menongue,
Depois de 12 horas a andar de carro o mais dificil foi encontrar um local para comer e depois para dormir. O local onde comemos não tirei fotos, não vale a pena pensar muito, a noite foi passada no quartel das F.A.A. Depois de tanto tempo dentro de um carro a cama estava um espectáculo, macia dormi como um anjinho.
Grande broa eu estava,
A gang da Gauff, Eu, Natário e o Yanick.
Incio da viagem até as Quedas Maculungungo / Provincia – Kuando Kubango, e nós a pensar que a picada era duro, mais para frente até picada deixou de existir.
O mais espectacular foi visitar as aldeias e ver o modo de vida que esta gente vive. Tem tão pouco, vivem o dia a dia e são felizes.
Depois 30 minutos a pé, uma coisa deixou triste não vi nenhum animal selvagem.
Voilá finalmente Quedas Maculungungo,
Proxima dificuldade encontrar gasóleo, não havia nas bombas de combustivel nem no mercado negro a reposta mais recebida, não temos, se calhar amanhã. Tivemos a sorte e com a ajuda das entidades locais conseguimos gasóleo para regressarmos à cidade do Huambo.
Regresso a Luanda e a estrada parece não ter fim,
Foi uma viagem muito desgastante mas valeu a pena pelos locais por onde andamos e o que conheçemos, uma realidade completamente diferente da cidade de Luanda. Em Angola existe duas realidades, uma a cidade de Luanda onde se consentra todo o poder politico e financeiro e o resto do país onde existem muitas carências.
Sem comentários:
Enviar um comentário